Porcelana Meissen – Marcas e equivocos l

marcasmeissen

Neste primeiro post vamos colocar um pouco da historia da Meissen . Iniciamos com as marcas mais encontradas no mercado. Obviamente, existem mais variações e procuraremos traze-las com o passar do tempo. A Meissen é uma porcelana de “pasta dura” e iniciou sua atividade em 1713, inspirada, inicialmente, na porcelana chinesa. O alquimista Boettger desenvolveu as primeiras peças para agradar o rei Frederico Augusto. A marca original, das espadas cruzadas, foi adotada pela primeira vez em 1723.

Mas há um probleminha nisso, pois em 1724 muitas manufaturas passaram a adotar as espadas cruzadas como marca. E poucos sabem, que em 1723 a Meissen adotou a inscrição “KPM”.  O periodo de 1833 a 1870 é chamado de “Kuhn period”. Época em que a Meissen recriou muitos modelos do seculo XVIII. Vale ressaltar a forte influência da porcelana oriental no inicio da sua produção.  O objetico será mostrar um pouco da historia desta incrivel manufatura e apresentar os “equivocos” que tratam muitas marcas similares como meissen.

Espero que seja util a todos os colecionadores, apreciadores e comerciantes….

Indicamos para leitura e pesquisa: “Les porcelaines de meissen” (Payot Lausanne)

Voce encontra este e outros títulos na nossa estante: www.artlivros.estantevirtual.com.br

3 comentários sobre “Porcelana Meissen – Marcas e equivocos l

  1. Oi Marcelo, é isso aí mesmo…aos poucos vc vai achando o seu tom, dando a sua cara, aprendendo os recursos… O blog já está adicionado nos meus favoritos pra a gente ir se acompanhando. Abraço.

  2. Ola,

    Tive o prazer de conhecer esta fabrica, na cidade de Maissen, ao lado de Dresdem, belissima fabrica e museu, não ha nada igual a este nivel no mundo, parabéns a todos que fazem e fizeram a história desta fabrica deslumbrante.

    Edson Máximo

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s