Vale Cultura vem ai!!!!

O que é o Vale-Cultura?vale

É a primeira política pública governamental voltada para o consumo cultural. Até hoje, todas as ações tiveram foco no financiamento da cultura. Com o Vale-Cultura os trabalhadores poderão adquirir ingressos de cinema, teatro, museu, shows, livros, CDs e DVDs, entre outros produtos culturais. É uma política de inclusão social. A iniciativa visa estimular a visitação a estabelecimentos de seviços culturais e artísticos com benefícios evidentes na promoção da inclusão sociocultural e na agregação de capital simbólico ao trabalhador. Um dos pouco acertos deste governo. Promete revolucionar a educação deste País. O vale será similar ao já conhecido tíquete-alimentação. Trata-se de um cartão magnético, com saldo de até R$ 50,00 por mês, por trabalhador, a ser utilizado no consumo de bens culturais. As empresas que declaram Imposto de Renda com base no lucro real poderão aderir ao Vale-Cultura e posteriormente deduzir até 1% do imposto devido. O valor do vale leva em consideração o orçamento familiar do trabalhador e possibilitará o consumo de bens culturais sem onerar o beneficiado. Os trabalhadores que ganham até cinco salários mínimos arcarão com, no máximo, 10% do valor (R$ 5,00). Os que ganham mais de cinco salários mínimos também poderão receber o benefício, desde que garantido o atendimento à totalidade dos empregados que ganham abaixo desse patamar. Para esse contingente de salário mais elevado o desconto do trabalhador poderá variar de 20% a 90%. Estima-se que, cerca de 12 milhões de brasileiros poderão ser beneficiados pelo Vale-Cultura.

Sera muito importante, editores, livreiros e livrarias iniciarem suas campanhas para “arrebanhar” os famintos por cultura deste País. É uma das iniciativas mais importantes desde a abertura do mercado brasileiro, ainda na era Collor, para o desenvolvimento educacional e social. O brasileiro precisa ler mais e perder o medo de visitar exposições e galerias. Obviamente que muitas vezes o dinheiro é o entrave principal. O Vale Cultura vem para incentivar a leitura, o teatro, o cinema e todas as formas de expressões culturais. Ninguém acordou ainda para a mudança que o habito da  leitura pode causar no meio social. Quem sabe daqui algumas gerações teremos um País mais civilizado, com mais livrarias e sabedor dos seus direitos e deveres.

Esperamos que as empresas desenvolvam o gosto pela leitura dentro de suas unidades e escritórios. Incentivando os trabalhadores a buscar nos livros um maior desenvolvimento cultural e profissional. Não foi isso que fez o japão após a guerra?

indicação para maiores informações: www.cultura.gov.br

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s