Porcelana Russa – I parte

Nenhuma Faiança de importância artistica parece ter sido feita durante o seculo XVIII na Russia. Fabricas menores existiram em São Petersburgo. Em Kiev e Morje se fabricava algumas peças muito importantes. Feitas no inicio do século XIX. A mais importante foi a “Imperial Factory”  de São Petersburgo, que iniciou sua produção em 1758 sob o reinado de Catarina II (1762-1796). Boa porcelana foi produzida, nesta época, no estilo das peças feitas na França, Alemanha e viena. Decoradas em tom violeta, azul e tons terrosos.Elaboradas com ouro no melhor estilo meissen. É importante a série de figuras que reproduziam os tipicos modelos de camponeses russos. Durante o reinado de Alexandre I (1801-1825) econtramos a fabrica de Batenin em São Petersburgo. Neste periodo a industria da porcelana estava protegida por regras de importação que impediam a entrada de outras marcas, estrangeiras, no País. Após 1812 uma notavel e caracteristica variante russa do estilo império dominou o gosto deste País. Foram produzidas peças maravilhosas no melhor estilo “SEVRES”. Reproduzimos abaixo algumas marcas. Muitas destas marcas são desconhecidas do público brasileiro.

tradução: Russia (1-32) Muitas fabricas de porcelana não estão representadas aqui. As primeiras foram produzidas em St. Petersburgo em 1743. Muito pouco é conhecido sobre a produção inicial.

Um comentário sobre “Porcelana Russa – I parte

  1. Tenho um jogo de café, disseram ser de fabricaçao russa. Se eu lhe enviar uma foto das peças, inclusive da pequena gravação no fundo, seria possível confirmar origem e época?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s