Azul Pombinho – Willow Tree

 

 

As louças inglesas em pó de pedra, chamadas curiosamente de “azul-pombinho” ou “Louça do Salqueiro”, normalmente em azul e branco, foram fabricadas na Inglaterra desde 1858, e sua decoração é baseada na lenda chinesa do salgueiro (willow). A árvore salgueiro está sempre gravada na decoração destas louças, assim como o casal de pombos. A decoração varia apenas na quantidade de maçãs da árvore da direita, lembrando a decoração de Macau, que eventualmente é confundida com esta louça. A louça “azul-pombinho” é uma meia-porcelana ou granito, enquanto as peças de Macau são da melhor porcelana chinesa, de massa de arroz pintadas a mão, e as inglesas são decalques. Não confundis as louças inglesas com o “Borrão” de Macau. Segundo a lenda chinesa: “um certo mandarim tinha uma leal e devotada filha, possuidora de rara beleza. Certo dia, em que descobre que ela estava apaixonada por um carteiro que lhe fazia a corte, e que era por ela correspondida, expulsa a filha de casa e roga-lhe uma praga: que ao ser trocado o primeiro beijo pelo casal, eles se transformariam em 2 pombos. 

 

A borda do prato é decorada no estilo oriental, embora a louça tenha sido sempre fabricada na Inglaterra. Peças mais antigas têm no seu anverso, em letras azuis, a palavra “Staffordshire” onde as primeiras tiragens foram fabricadas.

 

As peças mais recentes têm no seu anverso a expressão “wood-ware”, dentro de uma reserva em azul, e “Made in England”. Com este tipo de decoração existem aparelhos de jantar compostos de dúzias de pratos rasos, de sopa, sobremesa e travessas de diversos tamanhos, e ainda saladeiras, terrinas, peças de formas retangulares, lembrando pela forma, as antigas terrinas de Macau. Os parelhos mais modernos apresentam-se com pequenos pratinhos para pão e suas terrinas com formas características do século XX, ou seja redondas, e suas legumeiras, mais baixas que as de fabricação primitiva. Seguindo o estilo desta louça foram fabricados aparelhos de chá e café. Portanto tenha sempre em mente que “azul pombinho” é uma decoração e nada tem haver com o “borrão” ou com a louça oriental produzida na China ou no Japão, como muitos tentam passar aos desavisados.

 

 

4 comentários sobre “Azul Pombinho – Willow Tree

  1. Quando uma peça azul pombinho como por exemplo uma travessa antiga que comprei num antigo engenho de açúcar não possui nenhuma marca , poderemos classifica-la com sendo falsificada e sem valor ?

    1. É bem provavel que seja uma peça inglesa do sec XIX. O fato de não possuir o “made in england” é um ótimo indicativo. Porém, muitas pessoas, confundem estas peças com peças orientais ou com “borrões”. O “Made in” passou também a ser usado em muitas peças após a 2 guerra mundial. Usava-se “England” ou o nome da região antes. Obrigado pela Visita.

  2. Obrigado por esta página da história.
    Meus irmãos e eu temos uma louça completa(jantar, sopa e chá) para desfazermos que foite presente que meus pais ganharam de casamento, há quase 70 anos . Nunca ví minha mãe usar qualquer peça. Se houver interesse estamos prontos a conversar

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s