Marketing digital é realizado por 90% das empresas – Crie seu blog

No Brasil, e-mail marketing lidera ranking e está presente em 80% das companhias, seguido por redes sociais, com 67%. O marketing digital virou uma realidade para as empresas brasileiras.  90% das marcas presentes no País realizam ações de marketing digital, segundo a Pesquisa Marketing Visão 360º, realizada pelo Mundo do Marketing, em parceria com a TNS Research International, empresa de pesquisa de mercado Ad Hoc (customizada). O estudo levantou as principais ações de marketing trabalhadas durante o ano de 2010 e apontou que o e-mail marketing é a mais realizada entre as empresas, alcançando 80%, seguido por redes sociais, com 67%, e links patrocinados, com 53%. Acompanhando a grande onda das redes sociais, cerca de 66% das empresas estão presentes com ações de marketing nessas mídias. Sendo que 92% delas utilizam o Twitter, 69% estão presentes no Facebook e 58% no Orkut. Além disso, da parcela das empresas que não utilizam as redes sociais, 64% entrarão a partir de 2011. No campo da otimização de buscadores, as ações de marketing consideradas mais efetivas são as campanhas SEM (Search Engine Marketing) com 51%, seguidas por SEO (Search Engine Optimization) com 47% e links patrocinados, com 39%. Seguindo a tendência da mobilidade e convergência de mídias cada vez mais presentes na palma da mão dos consumidores brasileiros, as ações de mobile marketing prometem ganhar mercado em 2011. Em fase de desenvolvimento, somente 22% das empresas realizaram alguma ação em 2010. Porém, a expectativa é que 54% das empresas devam usar a ferramenta esse ano.

Um dos hobbies que adquiri nos últimos tempos foi analisar blogs. Se transformou em um hobbie porque é muito engraçado a forma que as empresas encontram para “vender” sua imagem. Com a necessidade da conectividade, muitos não planejam e acabam lançando sites/blogs que só denigrem a imagem corporativa da empresa. Seja pequena, média ou grande empresa, o site não deve ser uma porta se fechando para o negócio. Existem duas razões principais para se ter um bom blog:

1. Credibilidade

Este é o objetivo principal. O Blog é uma ferramenta de comunicação e não apenas uma ferramenta de vendas. É uma maneira de assegurar aos clientes que sua empresa é séria e profissional. Um site também permite mostrar as perspectivas do negócio, sendo um recurso valioso ao dar informações úteis, relatórios especiais, links relevantes e assim por diante, mas a função primordial do site é vender.

2. Manter relacionamentos

Cada vez mais, empresas de pequeno porte estão se voltando para a web como um meio de baixo custo de comunicação com seus clientes e de manter o relacionamento com eles. Ferramentas como blogs, boletins eletrônicos, vídeo clipes e fóruns ajudam a atingir esses objetivos.O básico de um blog:

Um Blog corporativo deve atender aos quesitos mínimos de estética e usabilidade. Todo bom blog corporativo deve:

* Ter aparência limpa, polida e profissional, combinando com sua marca e suas informações;
* Ser fácil de navegar e usar;
* Ter conteúdo de fácil leitura, que toque o emocional do cliente;
* Dar aos clientes caminhos para interagir com a empresa, de preferência através das redes sociais.

Mantenha o foco e não busque nada extravagante para o site da sua empresa. Lembre-se: existe a necessidade de um  posicionamento online. Isto faz a diferença para um grande numero de visitas e propagação da marca.

Quer fazer o blog da sua empresa? Consulte-nos: artlivrosraros@hotmail.com

 

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