Aprenda a fazer um Curriculum Vitae –

Escrever um Curriculum muitas vezes parece tarefa impossível. Como fazer? O que escrever? De que forma? Tudo contribui para desanimar o candidato. Na verdade, escrever um Curriculum pode ser simples e o primeiro passo para conquistar o emprego desejado. Vou tentar ser breve e aproveitar o que a WEB oferece para quem necessita de urgência e  não quer perder tempo. Recomendo que você visite o site www.crieseucurriculum.com.br – e escolha o melhor modelo para o seu curriculum. Este site disponibiliza, de graça, Curriculum, para quem necessita. Porém, vamos colocar algumas considerações para que o seu Curriculum não se torne um emaranhado de informações confusas e dispersas. Lembre-se que clareza  e objetividade nas informações farão a diferença na hora da seleção. Por isso, enfatizamos, sempre a necessidade da leitura na vida das pessoas. Quanto maior o seu conhecimento geral e sua capacidade de comunicação, maiores as chances de sucesso.  Clique na foto e você encontrara um link para o grupo CATHO. Nele pode estar a vaga que você procura. Agora vamos iniciar o Curriculum:

Nos dados pessoais:  não liste todos os seus números de documentos. O que tem de ter é nome, endereço, telefones (atualizados), e-mail, data de nascimento e estado civil. Foto, só se a vaga pedir.  Inicie diretamente pelo seu nome. Não é um erro, ajuda a dar uma boa impressão. “Os currículos estão muito mais concisos. Com isso você ganha espaço e mostra que você está mais conectado à realidade do mercado”.

 Foco nos resultados

Experiência profissional: concentre-se nas últimas três ou quatro empresas ou nos últimos dez anos de trabalho. Se for uma organização desconhecida, diga em uma linha o tipo de empresa e o tamanho. Indique  seu cargo e quais foram suas principais responsabilidades e resultados. Ex: “Obtive 10% no crescimento na linha em volume após seis meses e redução de 30% nos custos totais ao final de um ano”.  Uso de tópicos sempre facilita e ajuda quem tem dificuldade de escrever, porque, dessa forma, é possível resumir as atividades em pequenas frases”.  Elencar qualidades, como “analítico”, “líder”, “organizado”, não é necessário. Elas serão analisadas sempre em uma entrevista pessoal, por meio de uma ligação telefônica, ou até mesmo, dependendo da instituição, pela aplicação de testes técnicos e psicológicos. Prefira descrever a área desejada no campo “Objetivo”. Isso ajuda o selecionador.

Pela Internet
O envio do currículo por e-mail facilita a vida, mas também pode ser fonte de armadilhas. Os consultores preferem que o arquivo seja anexado. No assunto da mensagem, é preciso escrever algo como “Apresentação de currículo” ou especificar sua área de interesse ou posição. No corpo do e-mail, objetividade também vai bem: apresente-se brevemente, em apenas uma ou duas linhas. Um exemplo: “Boa tarde. Meu nome é ‘tal’ e gostaria de me candidatar à vaga ‘X'”.  Seja direto e objetivo.

 

 

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s