Editora Brasiliense na decada de 80

A Brasiliense foi fundada em 1943 pelo historiador Caio Prado Jr., pelo escritor Leandro Dupré e pelo militante comunista Arthur Neves – mais tarde, Monteiro Lobato se somaria a eles –, a Brasiliense sempre se pretendeu de vanguarda. Na época de sua criação, no final da ditadura de Getúlio Vargas, tencionava abarcar o pensamento de esquerda no Brasil. Essa filosofia se manteve quando Caio Prado Jr. passou a seu filho, Caio Graco Prado, a direção da editora, em 1965. Pode-se dizer que, a partir desta época e até meados dos anos 80, a Brasiliense identificou-se ideologicamente com pelo menos outras duas casas editoriais: a Civilização Brasileira, de Ênio Silveira, e a Editora Zahar, de Jorge Zahar. Ambas também tinham seus alicerces no propósito modernizante, pois acreditavam na função social, cultural e política do editor. A Editora Brasiliense teve um papel de destaque no cenário cultural brasileiro na década de 80, durante a abertura democrática. Ao lançar coleções com uma nova proposta editorial, a Brasiliense inovou nas linguagens verbal e visual, criando um novo padrão para o mercado editorial brasileiro. Aproveitando o momento da decada de 80 para alavancar seu crescimento, lançou autores “malditos” e conhecidos apenas dos leitores mais atrevidos. É graças a esta editora que apareceram por aqui nomes como, Bukowiski, Rimbaud, Mishima e tantos outros. As capas eram verdadeiras obras de arte, criadas por artistas e designers importantes. As traduções, muitas vezes, realizadas por escritores. É o caso de Mishima que foi traduzido por Paulo Leminski. A década de 80 foi o periodo de ouro dos livros no Brasil. Os quadrinhos também eram lançados com alta qualidade de autores e historias.  Veja abaixo as séries lançadas pela Brasiliense:

Primeiros Passos (criada em 1980 no formato 11,5 cm X 16 cm, publicou 151 títulos): 

Tudo é História (Também no formato 11,5 cm X 16 cm, a coleção publicou 86 títulos, entre 1981 e 1986): 

Cantadas Literárias (A coleção, criada em 1981 e voltada para ficção, tinha formato 11,5 cm X 21 cm. Em seis anos de mercado, a Cantadas teve 49 títulos publicados): 

Encanto Radical (Criada em 1982, a coleção, que tinha o formato 11,5 cm X 16 cm publicou 132 biografias);

Circo de Letras (Lançada em 1983 em formato convencional, A5, a coleção teve

ao todo 62 títulos, em formato 14 cm x 21 cm, autores de vanguarda brasileiros e estrangeiros;

Primeiros vôos (Publicada entre 1981 e 1986, tinha formato 11,5 cm X 21 cm e publicou apenas 20 títulos);

Qualé (Lançada em 1984 no formato 11,5 cm X 16 cm, acabou no ano seguinte, apresentando apenas oito títulos em catálogo):

Confira os livros desta editora no nosso e-shop. Boa leitura! Para  conhecer mais sobre esta editora, click no simbolo da editora, acima.

 

2 comentários sobre “Editora Brasiliense na decada de 80

  1. OLA TUDO BOM,

    PRIMEIRO QUERO PARABENIZAR PELO DIVERSOS LIVROS DE MEU CONHECIMENTO IMPRESSOS PELA EDITORA.
    SABEMOS QUE E DE SUMA IMPORTANCIA PERPETURAR A EDICAO DE LIVROS COMO OS VOLUMES DE MONTEIRO LOBATO TANTO DO SITIO DO PICAPAU AMARELO COMO TANTOS OUTROS.

    SOU PROFESSOR DE UMA ASSOCIACAO QUE ATENDE CRIANCAS DE 4 A 14 ANOS EM AREA DE RISCO NAS QUESTOES ECONOMICAS, MOTIVACIONAIS, EM FIM COM OBJETIVO MAIOR DE QUE NO PERIODO CONTRARIO DE AULA NO ENSINO REGULAR ESTEJAM SE OCUPANDO COM ATIVIDADES ARTISTICAS, EDUCATIVAS.

    A ASSOCIACAO TEM UM BIBLIOTECA, RESULTADO DE DOACOES DE AMIGOS, VOLUNTARIOS. GOSTARIA SE SABER SE A EDITORA DE MODO VOLUNTARIO PODERIA FAZER A DOACAO DE LIVROS.
    MEU OBJETIVO COMO PROFESSOR É ESTIMULAR A LEITURA QUE E PORTA PARA TODA E QUALQUER APRENDIZAGEM DE MODO PESQUISADOR.

    FICARIAMOS ORGULHOSOS DE SER MERECEDORES DO AUXILIO PARA COM A ASSOCIACAO LEMBRANDO QUE AS CRIANCAS SERIAM POSSIBILITADAS DE NOVAS LEITURAS DE MUNDO FASCINANTE QUE SAO AS LETRAS.

    ATENCIOSAMENTE,
    GEOVANE DE MACEDO NETO

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s